ENGLISH

24/07/2012
Máquinas à vista: prefeitura inicia duplicação da Tronco


As obras de duplicação da Av. Tronco iniciaram em meados deste mês. O Projeto da Prefeitura, aprovado pelo Governo Federal, inclui a duplicação de 5.300km de vias o que terá como consequência a retirada de mais de 1.400 moradias.

O Comitê Popular da COPA do Cristal está acompanhando este processo e realizando um trabalho de mobilização das famílias atingidas, que até o momento não sabem quais seus destinos. O governo municipal propõe aluguel social, bônus moradia e até de casa de passagem. O Comitê traduziu o desejo dos atingidos pela marca vermelha nas casas, que significa demolição, na campanha CHAVE por CHAVE, ou seja, saímos de nossas casas desde que tenhamos a chave da nova moradia. “Não queremos aluguel social nem casa de passagem. Porém, as obras começaram e sem nenhuma garantia para estes moradores.

Para o Comitê isso significa que esta população está em eminente violação dos direitos humanos. O CIDADE integra o mesmo, atuando em dois Grupos de Trabalho: Relações Institucionais e Comunicação. Na última sexta, dia 20 de julho, o GT Comunicação fez uma caminhada pela Av. Tronco para registrar o início das obras. A duplicação iniciou passando por cima de uma praça e pelo local onde acontecia a Feira Modelo da Região. Além disso, a canalização pluvial também está sendo feita na Rua Caixa Econômica, um dos acessos à Vila Cruzeiro.

O trecho em obras está marcado em laranja no mapa. Enquanto as máquinas abrem as vias os moradores que tem suas casas marcadas com um X e um número vermelhos se perguntam: pra onde vamos afinal? Enquanto não soubermos, não saímos! Agora é CHAVE por CHAVE!








Trecho em obra em laranja.

Para mais detalhes da Obra, acesse o Portal Transparência na Copa.
Cidade - Centro de Assessoria e Estudos Urbanos Rua Antão de Farias, 50 - Bairro Bom Fim
CEP 90035-210 - Porto Alegre/RS - Fone/Fax 51 3264 3386 - cidade@ongcidade.org