ENGLISH

HISTÓRIA

No final da década de 80, o Brasil vivia um dos seus períodos mais ricos em discussões sobre sua vida política. Entre os diversos temas abordados, a Reforma Urbana aparecia como uma questão importante, fazendo parte da pauta da maioria dos movimentos sociais.

A idéia de criar o CIDADE - Centro de Assessoria e Estudos Urbanos surgiu em 1987, quando as ocupações de conjuntos habitacionais e as demandas por saneamento básico e transporte público levaram os movimentos populares de Porto Alegre a reivindicarem o apoio de técnicos comprometidos com suas lutas.Neste momento, os movimentos passaram a contar com o apoio do Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul, que ofereceu sua sede para que profissionais de várias áreas se reunissem regularmente com lideranças comunitárias. Em maio de 1988, realizou-se a assembléia de fundação da entidade, que voltou-se à capacitação técnica e alternativa em assuntos relacionados à problemática urbana.

Somos uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, laica e autônoma em relação ao Estado e a partidos políticos. Temos como princípios o direito à cidadania e a autonomia dos movimentos populares.

Formação para a cidadania, conhecimentos de gestão pública e direito à cidade, análise de políticas sociais, pesquisa e socialização de informações para participantes em espaços públicos e de organização comunitária, bem como para as comunidades em geral, constituem os eixos estruturais de nosso trabalho.Buscamos, desta forma, contribuir para o fortalecimento da gestão democrática e ampliação do direito à cidade, bem como no fortalecimento das organizações de base comunitária.  


 

 

 

Cidade - Centro de Assessoria e Estudos Urbanos Rua Antão de Farias, 50 - Bairro Bom Fim
CEP 90035-210 - Porto Alegre/RS - Fone/Fax 51 3264 3386 - cidade@ongcidade.org