ENGLISH

BIBLIOTECA

 

Foi a partir da constatação, ainda nos anos 80, de que os movimentos populares e sindicais não tinham a sua memória e história registradas nos espaços das bibliotecas oficiais (escolares e públicas), que várias organizações não governamentais como FASE, Cáritas, CUT, CPT, CAMP e outras passaram a construir, nas sedes de suas entidades, espaços chamados de Centros de Documentação. Estes Centros tinham por objetivo organizar e registrar a história dos movimentos sociais, assim como, se tornarem um espaço para consulta e formação permanente de lideranças comunitárias, sindicais, principalmente das organizações populares.

 

Desde a sua fundação, em 1988, o CIDADE - Centro de Assessoria e Estudos Urbanos assumiu este desafio, fazendo do seu Acervo mais do que um espaço de organização da própria produção teórica, mas um espaço de referência para a pesquisa bibliográfica e consulta local.  Buscamos a qualificação deste acervo através da troca de experiências e de conhecimento junto às organização populares, movimentos sociais, pesquisadores acadêmicos e espaços de participação popular na gestão da cidade.

 

O acervo de nossa Biblioteca é disponibilizado on-line dentro do site, permitindo a consulta a mais de 6 mil documentos variados todos inseridos dentro da política de seleção da entidade. Dentre eles livros, teses/dissertações, textos, jornais, boletins, atas, periódicos, clipagem, cartilhas, revistas, relatórios, fotografias e outros.

 

Nossa Biblioteca contempla, principalmente, os temas relacionados aos eixos de trabalho da Entidade como: Democracia Participativa, Participação Popular, Orçamento Participativo, Reforma Urbana, Direito à Cidade, Planejamento Urbano, Plano Diretor, Movimentos Sociais, Gestão das Cidades, Política Públicas, Gênero, Poder Local, Megaeventos, Autogestão e outros com os quais nossos eixos de atuação tenham interface.

 

Oportunizamos o intercâmbio com Serviços de Documentação (Bibliotecas, Centros de Documentação, Editoras, etc.) que trabalham com as temáticas de atuação de nossa Entidade. O objetivo do intercâmbio é a atualização do acervo e a articulação com outras instituições. Este serviço se concretiza através de:

 

Permuta - troca de documentos e informações produzidos pela Ong CIDADE por documentos e informações produzidos por outros Serviços de Documentação.


Doação - recebimento de documentos e informações.

Cidade - Centro de Assessoria e Estudos Urbanos Rua Antão de Farias, 50 - Bairro Bom Fim
CEP 90035-210 - Porto Alegre/RS - Fone/Fax 51 3264 3386 - cidade@ongcidade.org